quarta-feira, 5 de maio de 2010

Diario de Uma Guerra



No ano de 2007 o filme Tropa de Elite chegou aos cinemas do país. Estrelado por Wagner Moura no papel do Comandante do BOPE Capitão Nascimento, com direção geral e roteiro de José Padilha e Rodrigo Pimentel e Bráulio Mantovani, o longa chocou, eletrizou e revoltou espectadores do mundo inteiro. Em 2008 foi escolhido para o Festival de Berlim.

Mas o que poucos sabem é que o filme Tropa de Elite que recebeu tantas criticas e elogios foi baseado no livro A Elite da Tropa, escrito por dois ex-membros do BOPE e um ex-secretario nacional da segurança publica, o livro é dividido em duas partes.


A primeira é dividida em contos. “Diário de uma Guerra” conta um pouco sobre o cotidiano da PM do Rio e do BOPE, dos corrompíveis, da violência dentro das favelas e dentro da policia e principalmente da concepção geral de preconceito. É a cruel realidade de uma sociedade desigual.


Já a segunda “Dois anos depois a cidade beija a lona” conta o desfecho do sequestro de Michele, esposa do líder do Comando Vermelho o Moisés, que preso em Bangu I comanda as principais operações nos morros do Rio de Janeiro. Como forma de represália de por interesses políticos a parte corrupta da Policia Militar do Rio sequestra Michele com o intuito de colocar a culpa na facção inimiga o Terceiro Comando, ou Amigo dos Amigos. Porem parte do plano vaza e alguns militares ficam com suas cabeças a premio.


Corrupção, jogos de poder, tiros, sangue tráfico de drogas e dinheiro sujo fazem parte desta trama. Quem gostou do filme vai gostar ainda mais do livro.

0 comentários:

Postar um comentário