quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mulheres no mercado de trabalho

Mulheres no mercado de trabalho



A cada ano que passa as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho. Hoje elas superam os 60% do mercado de trabalho, e ocupam mais de 30% dos cargos mais importantes das grandes empresas. Não é só nas grandes empresas que as mulheres estão fazendo o seu papel. Hoje muitas mulheres trabalham em empregos que se denominavam masculinos. É o caso da motorista de ônibus Hilda Garcia, que trabalha na viação Santa Luzia a 2 anos. “Quando eu comecei via muita gente me olhando meio torto, e as pessoas chegavam a comentar dentro do ônibus, enfrentei muito preconceito, principalmente com meus colegas de profissão, sempre tinha aquela piadinha que lugar de mulher é no fogão. Mas eu tava desempregada, já tinha a habilitação, e precisava de dinheiro para criar meu filho, então eu me candidatei e passei. Hoje as pessoas da linha já estão acostumadas, muitas conversam comigo, perguntam se o meu menino esta bem e tudo mais. E eu brinco com os meninos da rendição que eu faço tudo o que eles fazem e de salto alto! Não abro mão da minha vaidade, sempre dirijo de salto.” diz Hilda.

Mas não é de hoje que as mulheres invadem os trabalhos tipicamente masculinos. Em 1930 Margaret Bourke Withe foi a primeira mulher a fotografar em território soviético. Ela também foi a fotografa pioneira da revista Fortune e da revista Life, foi prestigiada em seu trabalho e ganhou o direito de fotografar a segunda guerra mundial. Fotografou personalidades como Gandhi. Suas fotos hoje estão em exposição Museu do Brooklin, no Museu de Arte de Cleveland e no .Museu de Arte Moderna de Nova Iorque

A estudante de mecânica Janaína Cordeiros diz que desde criança gosta de coisas tipicamente masculinas. “Eu nunca fui muito de brincar de boneca, sempre gostei de bater pique, ou jogar bola na rua com os meninos. Foi assim que eu conheci o meu namorado!” A garota já levou títulos desde Maria Chuteira a Maria Gasolina, mas nunca se importou, e diz que como toda boa brasileira ela é apaixonada por carro e futebol. “Eu amo velocidade, sempre gostei, aprendi tudo sobre carros com o meu pai. Resolvi fazer mecânica porque eu gosto de verdade, se eu pudesse seria piloto de Formula 1, mas como não dá vou fazer faculdade de automobilística. Sou feliz do jeito que sou, gosto de tudo que os garotos gostam, mas não deixo de ser vaidosa e feminina, o meu namorado aprova.”

0 comentários:

Postar um comentário