quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mulheres que amam demais.

Quando uma garota esta apaixonada tudo em sua volta parece estar cor de rosa. Ela sente-se feliz só de pensar no ser amado. Mas quando esse amor começa a fazer sofrer, o ciúme a atormentar e as desconfianças a interferir na vida do casal, é a hora de parar e repensar o relacionamento. Porém nem toda mulher consegue ver onde esta o problema da relação quando há insatisfação e infelicidade. Muitas mulheres ficam com a alto-estima abaixo de zero e passam a ver o companheiro como a única forma de ser feliz e criam uma dependência emocional.

Dependência emocional, nada mais é do que um tipo de vicio em determinada pessoa ou sentimento. Mulheres que se tornam dependentes emocionais sofrem diversos tipos de reações físicas, como ansiedade, inapetência, comportamento agressivo dentre outros. Diversos psicólogos quando diagnosticam a dependência emocional aconselham suas pacientes alem da análise frequentarem um grupo de ajuda, o MADA.

O MADA foi criado, baseado no livro "Mulheres que Amam Demais", de 1985, da autora Robin Norwood, Ed. ARX. No ano de 1985. Robin Norwood, A psicóloga e terapeuta familiar Robin Norwood escreveu o livro baseado na sua própria experiência e na experiência de centenas de mulheres envolvidas com dependentes químicos. Ela percebeu um padrão de comportamento comum em todas elas e as chamou de "mulheres que amam demais". No final do livro ela sugere como abrir grupos para tratar da doença de amar e sofrer demais. Os primeiros grupos do MADA no Brasil foram criados em São Paulo em 1994, e no Rio de Janeiro em 1999. O MADA funciona quase da mesma forma que o AA, (Alcoólicos Anônimos), essas mulheres vão falando de suas experiências, atendem as recém chegadas de forma com que elas sintam-se compreendidas em tudo o que sofreu, e propõe que elas assistam pelo menos seis reuniões com o grupo, para que elas possam ter confiança se o MADA é o lugar apropriado para a recuperação.

São muitas as características de uma mulher que ama demais. O vídeo abaixo mostra de uma forma suave, as características de uma mulher que ama excessivamente.


http://www.youtube.com/watch?v=h8Ut3nY7JrQ


Foi o caso da Administradora de Empresas M.R., que após ter o primeiro filho começou a ter dificuldades no relacionamento com o marido. “Na minha gravidez eu engordei muito, estava com aquele barrigão e me achava feia. Um fim de semana nós fomos pra praia, foi quando tudo começou, vi meu marido olhando para as garotas de biquíni, e comecei a me sentir muito mal. Daí em diante comecei a cheirar as camisas do meu marido, a revistar os bolsos da calça, e segui-lo nas ruas sem que ele soubesse.

Chegava a ligar para o trabalho dele mais de 20 vezes por dia. Quando o meu filho nasceu a situação ficou pior, meu marido chegava tarde em casa com o pretexto que estava no trabalho, e eu ficava mais louca a cada dia. Ate que um dia ele chegou em casa mais tarde do que de costume, nós começamos a brigar e eu parti pra cima dele com tudo, cheguei a agressão física, ele saiu de casa e levou meu menino junto. Aquela noite eu me embebedei, queria morrer, cheguei ao fundo do poço. Eu não tinha mais nada, nem emprego, nem meu marido e nem meu filho. Até que eu fui procurar ajuda, eu tinha visto aquela novela com a Giulia Gam , mas sempre falei que eu não era daquele jeito. Mas me vi fazendo as mesmas coisas que a personagem Heloisa fez com o Sergio. Comecei a freqüentar o a Fundação Espírita aqui perto de casa, por convite de uma amiga. E lá eu descobri o MADA. Nós aprendemos muito uma com as outras a cada dia. Eu ainda estou em recuperação, todo dia quando eu acordo eu peço a Deus, só por hoje eu quero ser forte. E assim eu vou tocando a vida, já voltei a trabalhar, ainda não tenho o meu marido e meu filho de volta, mas nós estamos tentando nós recuperar de todas as feridas. Eu sonho com o dia em que vou ter os dois homens da minha vida comigo de novo, mas amando saudavelmente. Eu vou ficar recuperada, e vou continuar ajudando mulheres que confundem amor com obsessão.”

Em Juiz de Fora existem três grupos de apoio a Mulheres que Amam Demais Anônimas. Um deles funciona na Rua São Mateus, n°629 – Bairro São Mateus, Igreja de São Mateus – 3° andar do prédio novo tel (32) 9961-9182 ou entre no site do MADA http://grupomada.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário