quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vida Sedentária


Com o dia a dia cada vez mais corrido as pessoas tendem a se alimentar, de forma errada, muitas vezes substituindo as refeições. A modernidade virou aliada de um problema que afeta uma grande parte da humanidade, o sedentarismo.
Sedentária é a pessoa que não faz nenhum tipo de exercícios físicos suficientes para queimar um numero mínimo de calorias. Estas pessoas não possuem a pratica de fazer atividades simples como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico. Segundo a Organização Mundial da Saúde 60%da população adulta, no Brasil são sedentárias.


A vida sem a pratica de atividades físicas pode acarretar diversas consequências para a saúde podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular, além de comprometer o funcionamento de vários órgãos, causando um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio, e atuar
direta ou indiretamente na causa de morte súbita.


Não é do dia para noite que um sedentário vai deixar os costumes de não praticar esportes e passar a frequentar uma academia. Segundo o professor de Educação Física e personal trainer Célio Marques, as pessoas que são sedentárias só procuram fazer atividades físicas depois de tomarem determinados sustos em relação à saúde, ou por ordem médica. “Nós sugerimos que essas pessoas comecem a fazer a hidro, ou natação, principalmente se forem obesos ou idosos. Começamos a moldá-los devagarzinho, para não forçar as articulações. Muitas dessas pessoas só procuram a academia porque sofreram infartos, ou porque estão bem perto disso. Diabetes e hipertensão são as principais causas dos sedentários virem para a academia. A atenção para os ex-sedentários é redobrada, eles têm que fazer avaliação medica uma vez por mês, por pelo menos seis meses, para podermos ir adiante com as modalidades de exercícios, e também para saber como esta a pressão a diabetes e o coração.” diz o professor.

0 comentários:

Postar um comentário